Eu, inimigo meu?! (Sobre a Autossabotagem)

 

Autossabotagem: quando você é seu maior inimigo.

Sabe aquela situação que insistentemente se repete em sua vida?  Quando somos nós que contribuímos para que tudo aconteça de errado, dá-se o nome a isto de autossabotagem.
Você deve estar pensando que jamais faria algo para se prejudicar, porém tudo isso é inconsciente, ou seja, não se percebe. Por não se dar conta do que está fazendo consigo geralmente a pessoa culpa o destino ou alguém.
Muitas vezes a pessoa passa por situações dolorosas diversas vezes mesmo após ter jurado que jamais passaria por aquilo novamente.
Decorrente desse sofrimento algumas pessoas desenvolvem quadros de depressão, transtornos de ansiedade, automutilação e pensamentos suicidas.
Por que a autossabotagem continua apesar dos danos?

Se alguém acredita que não tem permissão para ser feliz, quando conquista algo positivo, trata logo de fazer alguma coisa para perder. Quando uma pessoa se considera indigna de conquistar e receber coisas boas agirá de acordo com suas crenças. Ao agir como se não fosse merecedor de algo melhor, pode permanecer no mesmo padrão de comportamento durante anos, ainda que isso lhe cause muita dor.

As crenças sobre si tem grande influência na vida. Se você acha que não pode, que não consegue ou que nada de bom vai acontecer com você, permanece em um estado de incapacidade, e isso dificulta na busca por possiblidades e  motivação logo encontrar uma solução para reverter a situação se torna mais difícil.

Exemplos:

  • A pessoa está acima do peso, começa uma dieta, segue por alguns dias e de repente come exageradamente tudo que vê pela frente.
  • Alguém que vive dizendo que não tem sorte no amor, quando se envolve em uma relação faz de tudo para afastar o parceiro (a).
  • Alguém que foi traído diz que jamais passará por isto novamente, no entanto os próximos relacionamentos são muito parecidos com o anterior.

O primeiro passo para a mudança é reconhecer que é preciso vencer o inimigo que vive dentro de você. O caminho para interromper o ciclo de repetições e fracassos é o autoconhecimento, que possibilita a descoberta do verdadeiro potencial e auxilia na busca de estratégias mais favoráveis. Leva um tempo até conseguir implementar mudanças significativas na vida, mas, se tiver paciência e vontade de se aprimorar, a jornada vale a pena.

Amanda Garcia Kreyci CRP 06/130484

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo. Não substituem o processo de psicoterapia e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico.

Agende uma sessão ou entre em contato para mais informações: (19) 997428871

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: