Três tipos de ciúmes

Foto por cottonbro em Pexels.com

O ciúme é um sentimento conhecido de todos nós. Todo mundo sente ou causa ciúmes em algum momento da vida. A fidelidade só se mantém com tentações constantes.

Ciúmes é um sentimento normal, sua ausência aponta para um problema, pois quem não sente é porque sofreu uma forte repressão.

Saiba como a psicanálise explica o que acontece no seu inconsciente no momento em que você está com ciúme.

  1. Competitivo ou normal: O sofrimento é causado pelo pensamento de perder o objeto amado. Quando você imagina que alguém pode te deixar, automaticamente se reconhece como um ser faltoso, incapaz de completar o outro. Esse tipo de ciúmes é indicativo de uma relação saudável, pois você reconhece que o outro é um ser desejante e que se você quiser continuar sendo amado pelo outro, precisa continuar conquistando. Nesse tipo de ciúmes existe uma autocritica positiva, a pessoa se autoavalia para reconhecer o que precisa desenvolver para se manter como objeto de amor do parceiro. Sentimentos de inimizade aos rivais.
  1. Projetado. Esse tipo de ciúmes vem da própria infidelidade. Quando alguém é infiel em ato ou pensamento passa a desconfiar que o outro também pode ser e atribui ao outro, de forma projetiva, características próprias que recusa a enxergar em si. Ou seja, para se aliviar da própria responsabilidade finge para si mesmo que quem tem desejo de trair é o outro, assim fica com sua consciência em paz, mas acaba ficando desconfiado do parceiro. Projeta suas próprias tentações no parceiro, representação do que se passa dentro da própria cabeça.
  2. Delirante. Por não reconhecer seu desejo por pessoas do mesmo sexo, passa a dizer e acusar o outro de se interessar por pessoas, que na verdade interessaria a si mesmo se pudesse admitir seus desejos homossexuais. Ao invés de admitir que deseja, acusa o outro de desejar e passa a ter certeza que o parceiro está interessado em alguém. No ciúmes delirante a pessoa cria teses de que está sendo traído para na reconhecer seus impulsos homossexuais.

Amanda Garcia Kreyci CRP 06/130484

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo. Não substituem o processo de psicoterapia e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico.

Agende uma sessão ou entre em contato para mais informações: (19) 997428871

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: