De acordo com Freud “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. O sonho é a realização de um desejo recalcado, que por ter sido expulso da consciência só pode se manifestar se for disfarçado. Portanto só é possível reconhecer o desejo expresso no sonho através da interpretação, que é feita no processo de análise a partir das associações do sonhador.
Para a Psicanálise todo sonho se apresenta como um enigma, uma linguagem cifrada que exige decifração.
O sonho é formado por imagens que visam representar palavras.
COMO NO JOGO REBUS
SOL (imagem) DADO (imagem) = SOLDADO
Assim como no jogo rébus o que está em questão no sonho não é a imagem, mas sim o que ela representa. Para decifrar o enigma é preciso se voltar para além do obvio.
O sonho possui dois componentes.
Conteúdo manifesto: o que lembramos e relatamos do sonho.
Conteúdo latente: pensamentos inconscientes.
Os mecanismos estão a serviço do trabalho do sonho.
Para que o sonho se forme há um trabalho a ser feito pelos mecanismos de condensação e deslocamento, que são os responsáveis por distorcer o desejo recalcado, ludibriando a censura. Quanto maior a censura, mais criativo será o disfarce.
A censura é uma função psíquica que atua para não deixar algo proibido passar, o sonho é distorcido por conta da exigência da censura. Apesar de relaxada durante o sono, a censura não está ausente, ela ainda vigia esses conteúdos, que só conseguem se expressar se forem distorcidos.
Mas o que são condensação e deslocamento?
A condensação é uma síntese de conteúdos com pontos em comum, uma espécie de fusão de elementos semelhantes. É como um imã que vai juntar tudo em um só representante.
Ex: A figura de uma única pessoa pode reunir traços de diversas outras.
O deslocamento é um processo pelo qual a intensidade de um elemento psíquico é transferida para outro elemento que faz alusão ao “original”.
Ex: Ficar com raiva do chefe e sonhar que estava batendo em um animal.
Dar atenção aos sonhos e refletir sobre eles te coloca em contato com seu inconsciente. Portanto, ao concentrar-se neles é possível se conhecer mais profundamente e enxergar coisas que se costuma evitar.
Amanda Garcia Kreyci CRP 06/130484
Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo. Não substituem o processo de psicoterapia e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico.
Agende uma sessão ou entre em contato para mais informações: (19) 997428871
Deixe um comentário