Sonhos: revelação do inconsciente

Os sonhos revelam nosso mundo mental e os desejos mais profundos.

 

De todas as características dos sonhos a mais interessante é o seu sentido. Os sonhos são o reflexo do nosso mundo mental e nenhum sonho é por acaso. Ao sonhar nosso verdadeiro ser se manifesta e podemos entrar em contato com o que somos e com o que desejamos.
A obra A Interpretação de Sonhos, publicada em 1899, é conhecida como o mais importante estudo psicanalítico de Freud. Na impressão consta a data de 1900, pois ele queria que sua descoberta fosse associada ao início de um novo século. Nessa obra Freud escreveu: “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Um sonho não analisado era para Freud como uma carta fechada. Suas teorias causaram uma revolução no estudo da mente.
O sonho da maneira como o lembramos é, na verdade, um substituto disfarçado dos conteúdos inconscientes. O que sonhamos nunca é o que parece ser, mas sim algo distorcido, que para ser compreendido precisa ser decifrado.
O sonho possui dois componentes: O conteúdo manifesto e o conteúdo latente. O primeiro é o que lembramos e relatamos do sonho, o segundo é o que está por trás do manifesto, é o conteúdo oculto e censurado, ou seja, inconsciente. Para se analisar um sonho é imprescindível que se direcione a atenção aos conteúdos latentes, pois é no conteúdo latente que se encontra o significado do sonho.
A censura atua constantemente para manter os conteúdos afastados da consciência. Durante a noite para que o ato de dormir ocorra há um relaxamento da censura. Esses conteúdos mentais reprimidos se aproveitam desse relaxamento para tentar obter acesso à consciência. Apesar de relaxada durante o sono, a censura não está ausente, ela ainda vigia esses conteúdos, que só conseguem se expressar se forem distorcidos. Para solucionar o conflito, a formação de compromisso entra em ação, e o que foi recalcado pode ser admitido na consciência a partir do seguinte acordo: Você pode se manifestar se passar de forma disfarçada. Dessa forma, a verdade denunciada no sonho é encoberta por meio de símbolos, metáforas e deslocamentos. Os mecanismos de defesa são responsáveis pelo trabalho de camuflagem e é por meio deles que os sonhos se transformam em manifestos.
O sonho precisa ser disfarçado pois seu propósito é satisfazer os desejos. Se pudéssemos realizar nossos desejos mais profundos, aqueles desejos que não conseguimos admitir nem para nós mesmos enquanto despertos, seria difícil de suportar. Essa transformação precisa acontecer porque não damos conta de entrar em contato com esses conteúdos de forma direta, já que são angustiantes ou considerados proibidos e imorais. Além disso, precisamos dormir e se esses conteúdos atingirem a consciência causará angústia e teremos que acordar, como acontece com os pesadelos.
Para se formar o sonho se serve dos acontecimentos do dia anterior, dos estímulos corporais, dos pensamentos e de imagens. Quando um deles encontra alguma conexão com um conteúdo inconsciente surge uma oportunidade desse conteúdo se manifestar na consciência através do sonho. Mas, esses elementos por si só não são capazes de gerar um sonho, o motor do sonho sempre será desejos inconscientes. O material do qual o sonho se serve são meros elementos para que o desejo possa se fazer representar.
Os sonhos possuem um sentido a ser decifrado, para desvendá-lo é necessário conhecimento sobre o funcionamento inconsciente. Para o trabalho de interpretação é fundamental a fala e as associações do sonhador.
Dar atenção aos sonhos e refletir sobre eles te coloca em contato com seu inconsciente. Portanto, ao concentrar-se neles é possível se conhecer mais profundamente e enxergar coisas que se costuma evitar. Trabalhar essas questões pode possibilitar a construção de mudanças positivas em vários aspectos.
Para quem tem interesse no tema indico o filme: Sete minutos depois da meia noite.

 

Amanda Garcia Kreyci CRP 06/130484

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo. Não substituem o processo de psicoterapia e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico.

Agende uma sessão ou entre em contato para mais informações: (19) 997428871

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: