psicoterapia-1

 

Ansiedade, medo, tristeza, insegurança, angústia, indecisão, rancor, raiva… Todos nós vivemos momentos de dificuldade, muitas vezes é bastante difícil se mobilizar para buscar ajuda.

Se você está passando por um momento delicado, se costuma ficar angustiado com frequência, se seus conflitos internos estão interferindo na sua vida, a psicoterapia é um valioso recurso nessas horas. A psicoterapia é uma prática que está dentro da Psicologia Clínica e visa tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais.
A clínica proposta e realizada no consultório é de referência psicanalítica. Durante as sessões o paciente é livre para falar o que vier em sua mente. Através de um olhar neutro e sem julgamentos, o psicólogo contribui para que o paciente enxergue seus conflitos com mais clareza, podendo reavaliar e ressignificar suas questões.

Fazer terapia significa que não sou capaz de resolver meus próprios problemas?

psicoterapia

Esse pensamento é um grande equívoco. O psicólogo irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim você alcançará soluções mais criativas e eficazes para lidar com suas dificuldades.

O psicólogo não escuta somente o que está nas palavras, escuta também o que as palavras não dizem. Escuta com o “terceiro ouvido” e detecta o que há no discurso para além das palavras. A escuta psicanalítica  permite identificar no discurso do paciente elementos inconscientes que se manifestam através de  uma lógica diferente da lógica consciente. A Psicanálise acredita na importância do sujeito falar sobre seu  sofrimento, para que, ao se perguntar sobre ele, produza algo novo sobre si que colabore em sua melhora.

Estar em análise é andar em uma única direção: pra dentro.  O principal em uma sessão de análise é o inconsciente, pois através de manifestações deste o psicólogo auxilia o paciente a entrar em contato com conteúdos internos e elaborá-los. O próprio paciente contribui em seu processo de melhora, uma vez que a psicoterapia não se limita a deixar-se tratar. Parte do processo de análise se dá fora do consultório, durante as reflexões sobre os conteúdos abordados.

A psicoterapia é uma experiência enriquecedora que visa promover o desenvolvimento pessoal, relacional e emocional, mas exige grande investimento, em termos de comprometimento e disponibilidade mental. Às vezes parte do processo é doloroso, já que é bastante comum que se toque em assuntos delicados, que se costumava evitar. Contudo as mudanças podem influenciar positivamente em diversas áreas da vida.

Agende uma sessão ou entre em contato para mais informações: (19) 997428871

psicanalise